Possíveis casos de reinfecção pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) estão sendo investigados no Brasil, explicou em entrevista à GloboNews nesta terça-feira (25) o infectologista Fernando Bellissimo Rodrigues, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP.
Segundo o médico, além do primeiro possível caso de reinfecção, de uma técnica de enfermagem da faculdade , também são investigados outros dez pela universidade em Ribeirão.Além dos pacientes em Ribeirão Preto, há mais possíveis reinfecções sendo analisadas no país: em São Paulo, o Hospital das Clínicas da USP montou um ambulatório para atender casos suspeitos. Também há investigações na Bahia, Goiás e Minas Gerais.A possibilidade de ter a Covid-19 pela segunda vez está em destaque novamente nesta semana porque, pela primeira vez, cientistas conseguiram comprovar que um paciente teve a doença duas vezes. O caso foi em Hong Kong.
Nesta terça, cientistas europeus afirmaram que há mais dois casos desse tipo: um na Holanda e um na Bélgica, mas não divulgaram estudos . Para comprovar que houve uma nova infecção, é necessário sequenciar o código genético de ambos os vírus, da primeira e da segunda infecção, para saber se se tratam de duas ocorrências, e não do mesmo vírus "reaparecendo" no corpo.