O ministro-interino da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta terça-feira (8) que a vacinação contra a Covid-19 no Brasil começa em "janeiro do ano que vem".
A declaração foi dada antes da reunião de ministros com Jair Bolsonaro. O interino da Saúde foi perguntado sobre o tema pela youtuber mirim Esther. A garota de 10 anos foi convidada pelo presidente e conversou com a maioria dos ministros. Para Pazuello, a menina perguntou: "Vai ter vacina para todo mundo? E remédio, ou não vai?".Em 2 de setembro, o Ministério da Saúde já havia anunciado que a distribuição da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford estava prevista para janeiro de 2021, caso seja mantida a perspectiva de comprovação da eficácia na terceira e última fase de testes clínicos.
Na data, o secretário-executivo da Saúde, Élcio Franco Filho, reforçou que as primeiras 30 milhões de doses serão oferecidas para a população no começo do ano que vem, seguindo o planejamento do governo.
Segundo Élcio Filho, em um primeiro momento o país receberá do exterior o ingrediente ativo da vacina, que será preparada e envasada pala Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.
A instituição tem um acordo de transferência tecnológica que garantirá a produção do imunizante no país. A Fiocruz deve ainda produzir, em um segundo momento, mais 70 milhões de doses da vacina.