A maior parte das redes municipais de ensino ainda não tem data para voltar às aulas presenciais, de acordo com uma pesquisa feita pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação com Itaú Social e Fundo das Nações Unidas (Unicef), divulgada nesta quarta-feira (9).
Ao todo, 3.769 redes ainda não sabem quando vão reabrir as escolas. Elas são responsáveis por 13,3 milhões de matrículas da educação infantil (creche) até o 9º ano do ensino fundamental, incluindo a educação de jovens e adultos. Segundo especialistas, são as crianças que estão enfrentando maior dificuldade para acompanhar as aulas remotas, porque ainda não dominam as tecnologias e têm maior dificuldade de concentração e estímulo.
A pesquisa também mostra como está a preparação das redes para a reabertura das escolas e como elas estão oferecendo o ensino remoto durante a suspensão das aulas presenciais .
Os dados foram coletados entre 7 e 18 de agosto. Das 5.570 redes municipais de ensino, 4.272 (77%) responderam à pesquisa. Elas representam 16,2 milhões de alunos, ou 79% do total de matrículas das redes municipais do Brasil.