Pubs do Reino Unido vão ter de fechar mais cedo do que o habitual a partir de quinta-feira (25) como medida para conter a segunda onda da disseminação do novo coronavírus no país. As diretrizes serão anunciadas pelo primeiro-ministro Boris Johnson nesta terça-feira (22).
Pubs, bares e outros estabelecimentos só poderão servir clientes à mesa — e não em pé ou nos balcões. Eles deverão fechar até as 22h (horário local). Caso descumpram as regras, a multa aos proprietários pode chegar a 1 mil libras, o que dá mais de R$ 6,9 mil, informa o jornal "The Guardian".
O governo britânico já admite que a nova onda da Covid-19 é inevitável. Especialistas médicos disseram, segundo a Associated Press, que o número de novos diagnósticos por dia pode chegar a 50 mil em outubro se nada for feito imediatamente. Nesta segunda, a média diária de novos casos estava em 4,3 mil, menos de 10 vezes inferior.
Além disso, o Reino Unido anunciou que multará pelo mesmo valor quem furar a quarentena imposta por estar com vírus ou por conviver com alguém infectado. Para reincidentes, a multa pode chegar a 10 mil libras — quase R$ 70 mil.