(34) 3322-0887

NO AR

interhits.com.br

interhits.com.br

Brasil

Pesquisadores desenvolvem \'cotonete\' 3D para exames de Covid em MG

Publicada em 22/09/20 às 09:11h - 69 visualizações

por interhits.com.br


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: interhits.com.br)

Pesquisadores da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) de Belo Horizonte estão desenvolvendo um swab feito a partir de impressão 3D, que pode se tornar um possível aliado na ampliação de testes de Covid-19. A dificuldade para compra deste “cotonete” estéril, usado para coleta de amostras do vírus no nariz e na garganta, é apontada como um dos entraves para ampliação de testes RT-PCR pelos laboratórios públicos do estado. Apenas 12% dos casos positivos de Covid-19 em Minas são provenientes de exames realizados pelo SUS.

Os swabs 3D estão sendo produzidos por um grupo de pesquisadores que já acumula experiência com produção de outro material, os protetores faciais 3D. Conhecidos também como faceshields, estes equipamentos também estavam escassos no início da pandemia.

A partir primeira experiência, a equipe começou a estudar formas, modelos e materiais adequados para produção do swab. “Não existe uma resina que é flexível, resistente, biocompatível, autoclavável [que pode ser esterilizado em autoclave]. Chegamos a uma conclusão misturando materiais, numa condição de resina que atende a boa parte desses critérios”, disse.

Com o modelo desenvolvido em parceria com uma startup de Uberaba, no Triângulo Mineiro, e as primeiras unidades impressas, a equipe realiza, neste momento, testes para identificar se o swab 3D é capaz de fazer coleta e se esta amostra é compatível com o coletado pelo swab já disponível no mercado.

Os resultados da eficácia do produto ainda estão em fase de análise, mas a produção pode esbarrar no alto custo. Enquanto uma swab pode custar R$ 2 a unidade, o 3D pode chegar a dez vezes este valor, se não for produzido em larga escala.Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) disse que, neste momento, a demanda por swab está "normalizada". Mas admitiu que já houve dificuldade para importar o insumo e que foi feita uma parceria com a Fiocruz para o desenvolvimento de swab 3D.




 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE 34-3322-0887 E PARTICIPE

Visitas: 715807
Copyright (c) 2025 - interhits.com.br
Converse conosco pelo Whatsapp!