sexta-feira, 2 de maio de 2025
Um estudo do Instituto Centro de Vida (ICV) mostra que os incêndios que destruíram 117 mil hectares no Pantanal de Mato Grosso começaram em cinco fazendas localizadas em Poconé, a 104 km de Cuiabá. O estado abriga parte do Pantanal, que registra recorde histórico de queimadas neste ano.
As queimadas nos últimos três meses resultaram em animais mortos e feridos. Voluntários estão no Pantanal e trabalham no resgate dos bichos.
A fumaça dessas queimadas também está se deslocando para os países vizinhos e se espalha para o Sul do Brasil. Parte de Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai já são cobertos pela nuvem cinza.
Segundo o ICV, as consequências dos incêndios são enormes. Vão desde os impactos para a biodiversidade e equilíbrio ambiental até prejuízos econômicos, como o comprometimento do potencial turístico tão importante para a região.
O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (22), em discurso na Assembleia das Nações Unidas (ONU), que o Brasil é "vítima" de uma campanha "brutal" de desinformação sobre a Amazônia e o Pantanal.
Visitas: 729203