O estado de São Paulo registrou neste sábado (3) 6.096 novos casos confirmados do coronavírus em 24 horas e ultrapassou a marca de 1 milhão de casos desde o início da pandemia. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, também foram registradas 180 novas mortes por coronavírus, elevando o total para 36.136 óbitos desde o início da pandemia.
Apesar da nova marca de 1 milhão de casos, a média móvel de mortes no estado continua em tendência de queda e teve variação negativa de 20% neste sábado.
O número de 1.003.429 casos confirmados de coronavírus em São Paulo acontece mais de sete meses depois de registrado o primeiro caso da doença no estado e também no Brasil, confirmada pelo governo paulista em 26 de fevereiro.
Três meses depois, o estado ultrapassou os 100 mil casos em 29 de maio, quando a marca de pacientes com a Covid-19 em SP chegou a 101.556 casos. Dois meses depois, o estado chegou a meio milhão de casos da doença em 28 de julho, quando o total de pacientes confirmados com a doença chegou a 500.301 casos.
As novas confirmações em 24 horas deste sábado não significam que os casos e as mortes aconteceram de um dia para o outro, mas que foram contabilizadas no sistema neste período. Os valores costumam ser menores aos finais de semana e segundas-feiras, devido ao atraso nas notificações de hospitais e secretarias municipais.