(34) 3322-0887

NO AR

interhits.com.br

interhits.com.br

Brasil

Falha de manutenção levou à queda de helicóptero com Boechat

Publicada em 29/10/20 às 17:02h - 81 visualizações

por interhits.com.br


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: interhits.com.br)

Relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da FAB, divulgado nesta quinta-feira (29), concluiu que falhas de manutenção resultaram na queda do helicóptero que levava o jornalista Ricardo Boechat, de 66 anos, em fevereiro de 2019, na rodovia Anhanguera, em São Paulo.

No acidente, morreu também o piloto Ronaldo Quattrucci, de 56 anos, que, segundo o Cenipa, tomou atitudes consideradas erradas durante a operação do helicóptero e não verificou se estavam funcionando perfeitamente instrumentos de bordo. As atitudes do comandante também contribuíram para o acidente, apontou a FAB.

O documento aponta em especial falhas no compressor da aeronave, que não teve nenhuma atualização ou troca completa desde 1988. O compressor estava com peças vencidas no momento do acidente, assim como o tubo de distribuição de óleo da aeronave que '"estava com o calendário de troca excedido várias vezes", diz o Cenipa.

O piloto conseguiu a aprovação técnica pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 9 de agosto de 2017, quando todo o compressor foi trocado. Porém, diz o documento, 70 dias após essa verificação e aprovação por parte a Anac, o piloto trocou novamente o sistema compressor, sem que isso estivesse sido marcado nos documentos do helicóptero.

A investigação entendeu que "houve ineficiência, por parte do operador (o piloto), quanto da organização de manutenção, no acompanhamento e na execução dos processos de manutenção" do helicóptero.

Outros fatores que contribuíram para a queda foram o desgaste anormal de algumas peças - o que levou à sobrecarga da aeronave e o rompimento do eixo de ligação do rotor da cauda no momento da queda -, e a indisciplina por parte do comandante, que, segundo a FAB, realizou um voo de táxi aéreo sem ter autorização operacional para isso.

Isso porque tanto o piloto quanto o helicóptero não estavam autorizados a fazer voos de táxi aéreo (com pagamento pelo trajeto).




 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE 34-3322-0887 E PARTICIPE

Visitas: 715342
Copyright (c) 2025 - interhits.com.br
Converse conosco pelo Whatsapp!