O governo de São Paulo não atualiza os dados da Covid-19 no estado desde a última quinta-feira (5), quando a rede do Ministério da Saúde foi afetada por um vírus. No entanto, segundo a Secretaria da Saúde do estado, o atraso ocorre “por problemas apresentados nos sistemas oficiais do Ministério da Saúde”.
Em nota, o ministério afirma que “já reestabeleceu parte do sistema de informações da pasta e segue monitorando as demais páginas que ainda não estão totalmente normalizadas e podem, eventualmente, precisar de ajustes”.
Além de São Paulo, apenas o estado do Amapá não atualiza os dados de mortes e casos de coronavírus há cinco dias. Desde a última terça-feira (3) o Amapá sofre com um apagão que compromete a distribuição de energia elétrica em boa parte do estado.
Outros estados tiveram atrasos na atualização dos dados nos últimos dias, mas apenas Amapá e São Paulo não publicaram nenhum balanço desde quinta-feira. Veja na lista abaixo:
Segundo o secretário, "cinco estados no total, incluindo o estado de São Paulo", enfrentam problemas para atualizar os números da doença.
O governador João Doria (PSDB) também reclamou do problema no sistema federal.
O apagão nos dados em SP ocorre em um momento em que especialistas alertam para a possibilidade de uma segunda onda de contaminação da Covid-19 no estado.
No dia 28 de outubro, cerca de uma semana antes do problema de ataque aos sistemas do Ministério da Saúde, o aumento no número de casos no estado de SP já havia tido início. O pesquisador do Observatório Covid-19 BR, Vitor Mori, afirma que, se os casos continuarem aumentando, o número de mortes também pode voltar a subir, o que poderia confirmar a segunda onda da doença no estado.