Ocorrências envolvendo cobras tiveram destaque em Minas Gerais nesta terça-feira (10), sendo duas delas em Uberaba. O Corpo de Bombeiros capturou três serpentes e um dos casos chegou a colocar em risco uma criança de apenas dois anos. O encontrou uma jararaca embaixo da cadeirinha do carro, na cidade de Guaxupé, no Sul de Minas.
Conforme informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros, a criança viu a cobra, que é venenosa, e avisou a mãe sobre a presença do animal. Os bombeiros foram acionados e capturaram a jararaca, que estava ilesa. O animal foi solto em uma mata nativa da cidade, distante da área residencial. Ninguém ficou ferido.
Já em Uberaba, duas jiboias também foram capturadas na tarde desta terça-feira (10). Uma delas estava em uma residência na avenida Oswaldo Caetano Severino, no bairro Cidade Nova. Já a outra foi encontrada no Centro de Zoonoses, na Vila Celeste, em meio às ferragens de uma obra. Os animais foram resgatados sem lesões e soltos em uma mata.
Com o aumento das queimadas, casos como estes se tornam mais comuns. Segundo levantamento do Centro Integrado de Defesa Social da corporação em 2020, houve um aumento de 28% na captura de animais silvestres na comparação de janeiro a outubro de 2019 em Minas Gerais.
No ano passado, a corporação realizou a captura de 4.952 animais silvestres de mais de 20 espécies diferentes em todo o Estado. Somente serpentes foram mais de 2.500 espécies capturadas e devolvidas à natureza em 2019.
Segundo os bombeiros, entre 2019 e 2020, foram devolvidos à natureza 11.285 animais silvestres que se arriscaram nos perímetros urbanos, fugindo de queimadas e outras degradações ou simplesmente em busca de maior oferta de alimentos.