Prefeitura reduziu em 40% a quantidade de leitos para Covid-19 no Hospital Regional. A queda no índice de transmissibilidade da doença e na taxa de ocupação foram as justificadas apresentadas pela Secretaria Municipal de Saúde para a decisão.
Em nota distribuída à imprensa ontem, a Prefeitura informou que a partir desta semana Hospital Regional teria 53 leitos a menos para atender exclusivamente os casos de Covid-19, passando de 130 para 77 vagas destinadas somente para tratamento à doença no HR.
No caso dos leitos de UTI no Hospital Regional, o total de vagas exclusivas para pacientes com coronavírus caiu de 60 para 40. Em relação aos leitos de enfermaria, anteriormente havia 70 no HR reservados para a doença. No entanto, a Prefeitura comunicou que 33 foram remanejados para atendimento a pacientes com outras comorbidades.
Conforme o médico intensivista e coordenador da Regulação Municipal, Raelson Batista, a decisão foi motivada pela baixa ocupação dos leitos de UTI e de enfermaria de maneira constante nos últimos meses. “Desde quando começou o processo de internação, nunca tivemos em momento algum, índices de ocupação de leitos acima de 50%. Com todo esse cenário, a Secretaria Municipal Saúde de Uberaba tomou a decisão de rever a disponibilidade de leitos para a Covid após estudos e começou a disponibilizar leitos a mais para atendimento de outras doenças não-Covid”, explica o médico na nota distribuída à imprensa.
Além disso, a Prefeitura também alegou houve uma queda progressiva da taxa de transmissibilidade no município, que atualmente é de 0,77 em Uberaba.
Por outro lado, a administração municipal posiciona na nota oficial que o remanejamento de leitos poderá representar uma alteração na taxa relativa de ocupação de leitos na cidade. No último boletim epidemiológico divulgado ontem, 6% das vagas de UTI exclusivas para Covid-19 em hospitais públicos estavam ocupadas e 12% dos leitos de enfermaria.