O Brasil tem 163.406 mortes por coronavírus confirmadas até as 8h desta quinta-feira (12), segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.
Não houve atualizações desde o balanço das 20h de quarta-feira (11). Veja os números consolidados:
Na quarta-feira, às 20h, o balanço indicou: 163.406 mortes confirmadas, 564 em 24 horas. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 319. A variação foi de -27% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de queda nas mortes por Covid.
Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 5.749.007 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 47.724 desses confirmados no último dia. A média móvel de novos casos nos últimos 7 dias foi de 22.581 por dia, uma variação de -7% em relação aos casos registrados em duas semanas. Ou seja, indica estabilidade em relação aos últimos 14 dias, isso após 8 dias seguidos na faixa de queda.
É o maior registro de casos em 24 horas desde o dia 2 de setembro. Isso pode ser reflexo de represamento causado após problemas de acesso ao sistema do Ministério da Saúde (e-SUS), que reúne os registros.
O estado de Minas Gerais não atualiza o número de mortes pela doença desde o sábado (7). Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o motivo segue sendo a dificuldade em acessar o sistema e-SUS. Isso após cinco dias de problemas relatados por diversos estados.
Em nota emitida na véspera, o Ministério da Saúde informou que ocorreu "intermitência em alguns sistemas", mas que, "desde o fim da tarde desta terça-feira (10), a plataforma encontra-se estável e em constante monitoramento de sua performance".