Uma análise da evolução da pandemia do coronavírus em Uberaba foi divulgada nesta quarta-feira (18). As informações são referentes à Semana Epidemiológica 46, de 08 a 14 de novembro, semana que antecedeu o primeiro turno das eleições 2020.
Dentre os principais números, o secretário de Saúde, Iraci Neto, destaca que mais de 94,2% das pessoas que testaram positivo para Covid-19 já estão recuperadas. O dado representa quase 8 mil pessoas que tiveram exposição ao vírus e recuperaram da doença, explica o secretário. Além disso, diz Iraci, há cinco semanas, Uberaba apresenta estabilidade na taxa de mortalidade e de letalidade.
“Temos muito mais casos saindo do estágio de quarentena e recuperados do que novos casos positivos e óbitos. As taxas de ocupação de leitos se mantiveram. Infelizmente, nesta última semana tivemos uma subida de 0,2% em relação ao R0, devido à circulação das pessoas, que estão perdendo o medo, mas dentro de um movimento nacional”, relata Iraci.
O R0, que é a taxa de transmissão, chegou a 0,97 em Uberaba na Semana Epidemiológica 45, enquanto no Brasil essa taxa foi de 0,68 para 1,1. De acordo com Iraci, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul do Brasil já suspenderam as cirurgias eletivas novamente, devido o aumento no número de casos e de ocupação de leitos de UTIs e enfermaria. As taxas de Uberaba são de 23,7% e 15,9%, respectivamente.
“Essa subida da transmissibilidade não deu reflexo ainda em Uberaba, vamos ficar atentos na próxima semana, mas foi uma movimentação nacional. A gente sabe que a população cansou, mas o vírus está aí e a pandemia continua ativa. Por isso, pedimos à população que reforcem os cuidados de higiene e limpeza, uso de máscara e distanciamento, para que a gente não tenha um novo aumento da pandemia”, reforçou o secretário de Saúde.