O boletim médico do candidato a prefeito de Goiânia pelo MDB, Maguito Vilela, informa, nesta terça-feira (24), que o político passou por uma cirurgia de traqueostomia, que consiste em abrir um pequeno buraco na garganta, diretamente na traqueia, para auxiliar na respiração. O procedimento aconteceu sem intercorrências, segundo os médicos.
Internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, o político continua ligado à máquina ECMO, que imita a função natural dos pulmões e do coração, além de poupar esses órgãos enquanto a cura acontece. Conforme o boletim, o equipamento está ligado nos padrões mínimos de funcionamento.
Diagnosticado há mais de um mês com coronavírus, Maguito está com quadro clínico estável, apesar de seguir sedado e entubado. De acordo com os médicos, devido ao tempo de entubação, esse procedimento se torna agressivo ao paciente e prejudica as cordas vocais. Por isso, segundo os médicos, foi necessário que ele passasse pela traqueostomia, o que não significa que houve piora.
Vilela foi o candidato mais bem votado no 1º turno das eleições em Goiânia e vai disputar o 2º turno com Vanderlan Cardoso (PSD) no dia 29 de novembro. O político recebeu 217.194 votos, o que representa 36,02% dos votos válidos.