Antes mesmo da conclusão da apuração dos votos, a eleição presidencial americana deste ano já tem a maior participação popular, em relação à população em idade de votar, desde 1964.
Já são mais de 153,9 milhões de votos contabilizados até a manhã desta sexta-feira (27), segundo a agência de notícias Associated Press.
Os Estados Unidos têm atualmente 257,6 milhões de habitantes em idade de votar, segundo o "Projeto Eleições", da Universidade da Flórida, que acompanha a disputa presidencial americana. O voto no país não é obrigatório.
Assim, mais de 60,8% dos americanos compareceram às urnas neste ano, o maior nível de participação em 56 anos (ou 14 disputas presidenciais).
Os dados da população com idade para votar são do "Projeto Presidência Americana", da Universidade da Califórnia (veja no gráfico abaixo).
Em 1964, quando o democrata Lyndon Johnson derrotou o republicano Barry Goldwater, 61,4% dos americanos com aptos para votar foram às urnas, segundo o projeto.
A pior participação popular registrada desde então foi em 1996, quando o democrata Bill Clinton se reelegeu contra o republicano Bob Dole. Só 49% dos americanos com idade para votar foram às urnas.