Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) de Cuiabá, no Mato Grosso, descobriu um “cemitério de cavalos”, no bairro CPA 3. Os policiais encontraram diversas cabeças de animais espalhadas pela lama, mas sem o corpo. O local fica próximo a uma estação de tratamento de esgoto.
Em entrevista para o Uol, a delegada Alessandre Saturnino, explicou que há suspeita de que a carne dos cavalos tenha sido utilizada em embutidos – como linguiça ou salsicha – e como carne seca para venda. A Polícia Civil trabalha com a tese de que os cavalos não foram mortos no cemitério, mas apenas tiveram os corpos despejados por lá.
"A investigação ainda está no início, já temos um possível suspeito identificado. Não descartamos nenhuma linha de trabalho nessa fase. Há possibilidade desses equinos terem sido abatidos em local não apropriado, de forma clandestina, e suas cabeças terem sido descartadas nessa área. Fizemos diligências e perícia no local", disse.
A delegada afirmou ainda que se o suspeito for apontado como culpado, poderá responder pelos crimes de poluição do solo, eventual desvio de curso hídrico em área verde e crime contra a flora. A perícia do órgão fez varreduras no local e laudos técnicos que serão concluídos em breve devem auxiliar o andamento das investigações.