As chuvas de janeiro chegaram e nesta tarde de terça-feira (12) atingiram novamente a cidade de Uberaba, causando transtornos e prejuízos para a população. Conforme imagens recebidas pela reportagem do Jornal da Manhã, alguns dos pontos de alagamento foram avenida Guilherme Ferreira, Leopoldino de Oliveira, Prudente de Morais e cruzamento da José Bonifácio com a Nelson Freire. Segundo a climatologista Wanda Prata, a chuva foi rápida, porém densa, resultando em 82mm em cerca de 50 minutos.
Na Prudente de Morais, ponto recorrente de alagamento, uma loja localizada na altura do número 900 foi tomada pela água. Em contato com a reportagem, a filha da proprietária, Ana Cláudia Nogueira, explicou que em pouco tempo, cerca de 10 minutos, o estabelecimento já estava alagado e reafirmou que a situação é antiga.
"Sempre teve. Sempre entramos em contato com os vereadores, com o pessoal da política. Recentemente houve uma obra muito grande de encanamento de esgoto na Prudente de Morais, se não me engano já é a segunda obra que eles fazem do ano passado para cá, mas mesmo assim, eles gastam esse mundo de dinheiro e não resolve", desabafou. Depois da chuva, toda a água precisou ser retirada e a loja limpada.
Ainda na Prudente, em outro ponto da avenida, uma calha “voou” na fiação de energia, fazendo com que o comércio ficasse sem luz. A Cemig foi acionada e, conforme a assessoria de imprensa informou à reportagem do Jornal da Manhã, a situação foi solucionada. "A energia foi restabelecida para os clientes afetados pela ocorrência, que são aqueles próximos ao local, às 16h. A Cemig foi comunicada da ocorrência às 13h28, e desde então as equipes da empresa atuaram no local para restabelecer o fornecimento no menor prazo possível. A calha foi lançada sobre a rede elétrica em função da chuva e ventos registrados nesta tarde em Uberaba", pontuou em nota.
A reportagem também contatou a Prefeitura Municipal de Uberaba e solicitou um posicionamento sobre o que deve ser feito para minimizar os problemas causados pela chuva na cidade e aguarda um posicionamento. Espaço segue aberto para manifestação.
Segundo a climatologista Wanda Prata, a chuva forte foi formada a sudeste com granizos. "Das 12h50 caiu sobre a cidade até 13h40. Deixou leves chuviscos e acumulado de 82 mm", pontuou. Com isso, durante os primeiros 12 dias do ano, já choveu 128 mm. Ventos não ultrapassaram 30 km/ h. Em janeiro de 2020 choveu mais de 760 mm e em fevereiro a precipitação foi de 682 mm.
Informações do Tenente-Coronel BM Anderson Passos, comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar de Uberaba, foram resgatadas duas vítimas de veículos na enxurrada. A corporação registrou cinco veículos danificados pela água. Equipe de salvamento prestou apoio a um trailer com risco elétrico e a equipe de emergência ambiental atendeu ocorrência de árvore caída na rua.