Vacinas contra Covid-19 devem ser entregues nesta terça-feira (19) para a Superintendência Regional de Saúde em Uberaba. O transporte de Belo Horizonte para a cidade deve ser feito por via aérea. A chegada da aeronave está prevista por volta das 14h no aeroporto local. Apoio da Polícia Militar já foi solicitado para garantir a segurança da carga de imunizantes no desembarque.
No entanto, Ferreira ressalta que os números preliminares são projeções feitas com base em dados locais. Até o final da tarde de segunda (18), ainda não houve uma informação oficial do Estado sobre a quantidade de imunizantes que seria repassado para a região.
De acordo com o superintendente, as vacinas encaminhadas nesta remessa serão utilizadas totalmente para a primeira dose de imunização contra a Covid-19 dos grupos prioritários. “O objetivo é usar todas as doses para imunizar x habitantes. Essas pessoas ficarão na fila para uma segunda dose que virá mais adiante depois”, salienta.
Ferreira acrescenta que o público alvo para o primeiro momento de vacinação inclui profissionais de saúde que trabalham na linha de frente no atendimento a pacientes com Covid-19 e idosos acima de 75 anos em asilos e outras instituições de longa permanência.
Informe Técnico divulgado pelo Ministério da Saúde determinou que moradores em Residências Inclusivas (institucionalizadas) e população indígena, vivendo em terras indígenas, também fazem parte do grupo prioritário para imunização contra a doença.
Logística municipal?
Com aprovação da vacina do Instituto Butantan e da Universidade Oxford no fim de semana, Prefeitura de Uberaba já começou a preparar a logística para o início da vacinação no município. Uma parceria está sendo estruturada com hospitais para a imunização dos profissionais da saúde no local de trabalho. Além disso, doses também devem ser disponibilizadas em um número limitado de unidades básicas de saúde.
Segundo as informações da Prefeitura, uma rede de apoio está sendo criada com os hospitais que constam no Plano de Contingência Municipal para Covid-9. A lista inclui o Hospital Regional, Hospital de Clínicas da Universidade do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) e Hospital São Domingos, operadoras de Plano de Saúde e o laboratório Sabin. A proposta com a rede é agilizar a chegada da vacina aos profissionais de saúde, bem como às pessoas do público alvo internadas.
Além disso, existe a possibilidade de doses serem disponibilizadas em cinco ou seis unidades básicas da rede municipal de saúde em Uberaba neste primeiro momento, mas a equipe técnica ainda está discutindo a questão. Não foram antecipadas quais postos de saúde estariam sendo cogitados para oferecer a vacina para o atendimento dos grupos prioritários.
Em paralelo, as seringas para aplicação das vacinas contra Covid-19 foram entregues nesta segunda à Central de Vacinação da Prefeitura. A Superintendência Regional de Saúde repassou 111.750 unidades para atender a demanda inicial em Uberaba. Outras 139 mil seringas foram distribuídas para os demais municípios do Triângulo Sul.