Após desembarcarem em Uberaba neste fim de semana, 18 pacientes com Covid-19 de Manaus estão em área isolada no Hospital Regional. Na chegada, o grupo foi submetido à coleta de material para exame de sequenciamento genético para identificar se existem pessoas infectadas com a nova cepa do vírus. O material seguiu análise no laboratório oficial do Estado em Belo Horizonte e aguarda o resultado dos exames.
Segundo o diretor técnico do Hospital Regional, Diego Amad, os 18 pacientes transferidos para Uberaba estão em local de acesso restrito dentro do hospital, separados de pacientes do Triângulo Mineiro que também estão internados para tratamento da Covid-19. A medida é uma precaução em caso de confirmação da nova cepa do vírus entre o grupo de Manaus. “Pelo número de pacientes, que aumentou de 12 para 18, separamos duas alas exclusivas para que não haja nenhum contato com outros pacientes Covid, até que tenhamos em mãos o resultado do exame que está em andamento no Estado”, disse.
O diretor técnico do HR informa que, dos 18 pacientes, oito estão na UTI e se encontram em estado de alerta. “Alguns chegaram com raio-x na mão, mas o exame correto é a tomografia. Por isso, todos foram submetidos a este exame. Medicamentos mais adequados ao tratamento também foram inseridos. Durante a noite, observamos que oito pacientes estão em condições clínicas mais preocupantes. Temos que aguardar a evolução do quadro, que pode mudar a qualquer momento”, salienta.
Inicialmente, havia o pedido para a transferência de 18 pacientes com COvid-19, mas Uberaba havia aceitado receber apenas 12. No entanto, o Ministério da Saúde justificou que não seria possível fazer escala em outra cidade para deixar apenas seis pacientes e solicitou à Prefeitura que recebesse o grupo inteiro, o que foi autorizado pelo município.
Dos 18 pacientes, 11 são homens e sete são mulheres. A faixa etária varia de 30 a 70 anos. A equipe da assistência social e de enfermagem do HR já se mobilizou para garantir informações aos familiares em Manaus. Uma estratégia está sendo montada para comunicação por meio de ligação ou videochamada, já que visitas presenciais estão proibidas no hospital.