Começou, nesta sexta-feira (29), a vacinação de idosos acima de 80 anos, contra a Covid-19. A imunização acontece em cinco pontos de Manaus no sistema drive thru. Desde o início, a campanha de vacinação foi marcada por denúncias de irregularidades (veja mais abaixo).
O G1 visitou um dos postos de vacinação, localizado no estacionamento de uma universidade, na Zona Centro-Sul de Manaus.
Jano Anori, de 81 anos, foi o primeiro a tomar a vacina. Ele chegou caminhando ao posto, depois de descer de um táxi. “É maravilhoso. Uma sensação de alívio", disse. “Já estou ansioso para a segunda dose".
A fila de veículos era grande antes mesmo da abertura dos portões para o início da vacinação. A aposentada Ivete Nascimento fez 88 anos na quarta-feira (27) e foi a primeira a chegar de carro ao local e estava ansiosa para receber a imunização. "Cheguei aqui por volta das 6h30. Quero me vacinar porque não quero pegar essa doença por conta da minha idade, né?", contou ao G1. Deu tudo certo: ela também foi uma das primeiras a receber a vacina.
A aposentada Eldora Lopes, de 80 anos, também chegou bem cedo para garantir a vacina. Quem a levou foi a nora e o filho. E ela tem fé que a vacina pode ajudar a ficar livre do coronavírus.
"Tenho fé em Deus que eu vou ficar livre dele [coronavírus], que tá andando por aí. Tenho fé que Deus que enviou essa vacina nesse tempo. Tempo de tanta agonia, de ver tantas pessoas que a gente gosta e se foram. Graças a Deus, a gente ainda está aqui", agradeceu.