Os índices da covid-19 continuam altos em Uberaba. A cidade segue registrando óbitos e tendo aumentos nos casos confirmados.
No boletim do último domingo, 31, o município registrou cinco óbitos pela doença. No monitoramento desta segunda, 1º, em apenas 24h, a pandemia causou mais quatro óbitos, totalizando 280. Há ainda um óbito em investigação para confirmar ou descartar a covid-19.
As vítimas mais recentes são: idoso de 64 anos, internado em hospital particular há 18 dias; idoso de 64 anos, internado em hospital público há 1 dia; idosa de 86 anos, internada em hospital particular há 7 dias; idosa de 91 anos, internada em hospital particular há 9 dias.
Uberaba registra ainda 12.678 casos confirmados desde o início da pandemia, sendo que 11.221 já estão recuperados, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Os casos novos, de domingo, 31, para segunda, foram 223.
O aumento expressivo de casos positivos em 24 horas, de acordo com a Secretaria de Comunicação, deu-se pelo represamento dos dados no final de semana. Segundo comunicado, os laboratórios, hospitais e clínicas não informam 100% dos casos positivos no final de semana, e deixam para repassar a totalidade apenas na segunda-feira. Por isso, todas as segundas-feiras apresentam número gritante de casos positivos confirmados em 24 horas.
Quanto aos dados hospitalares, os internados na cidade somam 98 pacientes. A ocupação dos leitos para a Covid na rede pública está em 44% na UTI e 50% na enfermaria. Já na rede privada a UTI está com 53% de ocupação e 52% na enfermaria.
Ainda, de acordo com a Secretaria de Comunicação, toda segunda-feira, serão apresentados também, para maiores esclarecimentos, os gráficos referentes à evolução da pandemia na cidade. Os dados são do Observatório Covid-19 Uberaba, projeto de pesquisa de professores e discentes da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).