(34) 3322-0887

NO AR

interhits.com.br

interhits.com.br

Brasil

Mortes por Covid dobraram em 5 regiões de SP em 1 mês

Publicada em 02/02/21 às 20:10h - 73 visualizações

por interhits.com.br


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: interhits.com.br)

Dos 17 departamentos regionais de saúde do estado de São Paulo, cinco tiveram mais do que o dobro de mortes confirmadas por Covid-19 em janeiro do que em dezembro. No total, 97 cidades paulistas confirmaram pelo menos o dobro de mortes e 156 municípios, quase um quarto do total do estado (24%), registraram aumento de óbitos confirmados.

Já em casos e testes, o estado fechou o mês de janeiro com recordes históricos desde o início da pandemia. Os dados são de um levantamento feito pela produção da TV Globo com base nos balanços oficiais do governo estadual. Em nota, o governo estadual afirmou que, atualmente na rede pública, “o resultado de um teste é processado em, no máximo, 72 horas, comprovando o trabalho ágil e eficiente dos 29 laboratórios que integram a rede [de laboratórios coordenada pelo Instituto Butantan]”.

As mortes, como são divulgadas com base na data de sua confirmação, e não no sistema, podem ser afetadas pelo atraso de notificação. Isso quer dizer que uma pequena parte das mortes confirmadas em janeiro pode ter ocorrido em meses anteriores. Também quer dizer que parte das mortes que ocorreram em janeiro ainda não foram incluídas no balanço oficial.

O levantamento também analisou o histórico de atraso de notificação de óbitos nos 97 municípios com duas vezes mais mortes confirmadas em janeiro do que em dezembro. Para isso, as mortes confirmadas mês a mês pelo governo estadual foram comparadas com o mês de ocorrência de cada morte na versão pública do Sivep-Gripe, o sistema de vigilância do Ministério da Saúde usado como fonte oficial de óbitos por Covid-19.

Alguns municípios se destacaram por não terem apresentado um atraso grande de notificação, mas, ainda assim, terem representado um aumento expressivo de mortes confirmadas em janeiro.

Um deles é São José dos Campos, que tem cerca de 700 mil habitantes e está localizada no Departamento Regional de Saúde de Taubaté, atualmente na fase vermelha do Plano SP.

Em janeiro, o município confirmou 143 mortes por Covid-19, um aumento de 170% em relação às 53 mortes de dezembro, e um número recorde desde o início da pandemia, superando o mês de agosto, onde foram confirmadas 141 mortes.

Em entrevista ao Bom Dia SP, Danilo Stanzani Júnior, secretário da Saúde do município, afirma que em dezembro já houve indícios de aumento nas internações. “Na primeira semana de janeiro já tinha números elevados de internações e óbitos. Na segunda semana comitê recomendou que a gente regredisse para a fase vermelha. O prefeito concordou”, afirmou ele.

Segundo Stanzani Júnior, São José dos Campos tomou sua própria decisão de endurecer as regras e aplicar a fase vermelha do Plano SP uma semana antes de o comitê estadual fazer a mesma recomendação para a região de Taubaté. “São José entrou uma semana antes na fase vermelha para a gente conter o aumento de novos casos, de novas infecções, e com isso, depois de 15, 20 dias, a gente segurar o número de internações e de óbitos”, disse o secretário, que atribuiu o aumento às comemorações de fim de ano na cidade.


Mais de 337 mil amostras de casos suspeitos de Covid-19 foram coletadas na rede pública do estado de São Paulo, um recorde desde o início da pandemia  — Foto: Ana Carolina Moreno/TV Globo





 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE 34-3322-0887 E PARTICIPE

Visitas: 715184
Copyright (c) 2025 - interhits.com.br
Converse conosco pelo Whatsapp!