A sétima morte do paciente manauara que estava recebendo tratamento no Hospital Regional de Uberaba foi comunicada pela assessoria da Prefeitura na manhã deste sábado (5).
De acordo com as informações da nota repassada para a imprensa, o paciente de 32 anos estava com 90% do pulmão comprometido e desde a chegada no hospital esteve na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), fazendo inclusive uso de máscara de reservatório de oxigênio, sem necessitar de ventilação mecânica.
Durante os dias de internação, a equipe médica diagnosticou no paciente hipertensão arterial sistêmica de difícil controle, além de doença renal crônica, necessitando de hemodiálise. Ele também apresentou anemia, onde necessitou de transfusões de sangue, com frequência o paciente apresentava desconforto respiratório associado a dispnéia durante crises de ansiedade, mesmo com remédios para o controle deste quadro.
Os médicos do HR tentaram algumas medidas de resgate tendo sucesso na estabilização do paciente, mas na manhã deste sábado, durante um episódio semelhante ao dos últimos dias, ele evoluiu para uma parada cardiorrespiratória, sendo realizados os procedimentos de ressuscitação, mesmo assim, ele não resistiu e morreu. A família já foi informada do óbito, e os trâmites para o transporte do corpo até a capital amazonense já deram início.
Ainda seguem internados três pacientes, um está na UTI e intubado, mas estável. Outros dois estão na enfermaria, sendo um estável e outro com quadro de melhora clínica. Até agora oito pacientes tiveram alta da unidade hospitalar, dois inclusive, nesta última sexta-feira (5).