A Catalunha realiza neste domingo (14) suas eleições regionais, marcadas pela pandemia, nas quais os socialistas do chefe de governo espanhol Pedro Sánchez querem ultrapassar os separatistas no poder, três anos depois de uma fracassada tentativa de separação da região.
Com uma grande implementação de medidas sanitárias, os locais eleitorais abriram as portas a partir das 9h (5h em Brasília) e fecharão às 20h , quando começa a apuração cujo resultado deve ser revelado ainda esta noite.
Apesar de uma leve melhora da pandemia nas últimas semanas, os especialistas estimam uma queda na participação pelo medo de se infectar com o vírus.
O governo regional tentou adiar as eleições para o final de maio devido aos novos surtos da pandemia depois do Natal, mas a Justiça o impediu.
Apesar do receio de uma abstenção dos cidadãos designados por sorteio para trabalhar no dispositivo eleitoral -- mais de 40% pediu para não ir --, todos os pontos de votação funcionavam com normalidade nesta manhã.
Em todos eles, os eleitores entravam pouco a pouco para evitar aglomerações e faziam fila do lado de fora sob uma chuva intermitente e incômoda.