Com recebimento ontem de aparelhos e mobiliário para 20 leitos, o secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo Neto acredita que as novas vagas estejam disponíveis para o Hospital Regional até o fim deste mês para ampliar o atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O titular da pasta explica, que ainda é preciso finalizar a contratação de pessoal para os novos leitos entrarem efetivamente em operação no HR, mas adianta que o processo de recrutamento está adiantado.
No entanto, Bóscolo ressalta que a demanda por profissionais está alta, o que pode dificultar o processo para preenchimento do quadro de pessoal. “São profissionais em escassez no mercado, alguns afastados até em função da Covid-19 ou cansados. Mas o hospital está trabalhando para contratar a equipe e esperamos que ainda em fevereiro os leitos estejam disponíveis para serem utilizados”, posiciona.
Por outro lado, o secretário espera que a situação da pandemia de coronavírus em Uberaba e região esteja controlada e não haja necessidade de utilizar os novos leitos. “Claro que não gostaríamos de usar estes equipamentos, mas, se precisar, temos certeza de que estaremos preparados para dar o melhor atendimento possível”, acrescenta.
Ao todo, são mais de 200 itens cedidos pela Fiemg, entre camas, respiradores, monitores, cadeiras de banho e suportes para soro. Com os equipamentos, o Hospital Regional pode ampliar leitos da Unidade de Terapia Intensiva. Segundo o diretor-administrativo do HR, Frederico Guglielmi Ramos, a unidade hospitalar pode passar de 40 para 60 leitos de UTI.