Já estão em solo mineiro as 357.400 doses da nova remessa de vacinas contra a Covid-19. Segundo divulgou a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), o público-alvo e os quantitativos que as prefeituras irão receber serão anunciados na sexta-feira. Este é o quinto lote de vacinas que chega ao estado. Até o momento, Minas já recebeu 1.171.180 doses de imunizantes.
Ainda de acordo com informações da SES-MG, são 220 mil doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz (dose 1) e 137.400 da Coronavac/Butantan (doses 1 e 2).
O novo lote de vacinas é um pouco maior do que a última remessa, recebida no dia 7 de fevereiro, quando vieram para o estado 315.600 doses Coronavac. O primeiro lote foi recebido no dia 18 de janeiro, com 577.480 doses, a maior até hoje. A segunda remessa foi composta por 190,5 mil doses de AstraZeneca, a terceira, com 87,6 mil doses de Corona Vac. Com a chegada das 357,4 mil doses nesta quarta-feira, Minas Gerais terá recebido um total 1.528.580 doses do governo federal.
A reportagem do Jornal da Manhã procurou o superintendente regional de Saúde, Maurício Ferreira, que informou ainda não ter previsão de quantas doses devem ser recebidas nos próximos dias. Na última remessa, a SRS em Uberaba recebeu 10.800 doses, o que corresponde a 3,4% do total de Minas Gerais. Seguindo proporção semelhante, a Regional pode ficar com cerca de 12 mil doses. .
O Boletim de Vacinação divulgado pela Secretaria de Saúde nesta terça-feira (23) aponta a aplicação de 14.326 doses da vacina contra a Covid-19 no Município. A 1ª dose já foi ministrada em 11.522 pessoas, e desse grupo, 2.804 pessoas foram imunizadas com a 2ª dose.
A campanha de vacinação segue nesta quarta-feira (24), com o drive-thru da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel), das 8h às 16h, com atendimento tanto para veículos quanto para pessoas que chegam a pé.
No momento, estão sendo vacinados no drive apenas os idosos acima de 87 anos, que ainda não foram imunizados, e o público que está previsto para tomar a 2ª dose da vacina.
Os idosos institucionalizados e as pessoas acima de 18 anos também institucionalizadas fazem parte do outro público que já está recebendo a 2ª dose da vacina, com a equipe de vacinação visitando in loco. A medida adotada pelo Município, de manter a vacinação in loco dessas pessoas, prevê o conforto e a preservação desse público evitando, assim, o deslocamento.
Já a vacinação dos idosos acamados também segue acontecendo normalmente, atendendo, nesse primeiro momento, os idosos acima de 90 anos que fazem parte do Programa Saúde na Família e os que já ligaram nas Unidades Básicas de Saúde para se registrar. Vale reforçar que a vacina desses acamados já está separada e garantida, independente das doses acabarem no drive-thru.
Já os familiares dos idosos acima de 87 anos, na condição de acamados que não fazem parte do Programa Saúde na Família, devem ligar nas UBSs para fazer o cadastramento.
Além da escolta da Guarda Municipal, a vacinação conta ainda com o apoio do Corpo de Bombeiros de Uberaba que está acompanhando as equipes de vacinação que fazem as visitas in loco.