(34) 3322-0887

NO AR

interhits.com.br

interhits.com.br

Brasil

Pelo 3º dia, hospitais de Porto Alegre têm UTIs lotadas

Publicada em 01/03/21 às 18:43h - 97 visualizações

por interhits.com.br


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: interhits.com.br)

Porto Alegre tem mais um dia de UTIs lotadas. Nesta segunda-feira (1º), dos 17 hospitais da cidade, 10 estão com 100% ou mais de ocupação, conforme monitoramento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Veja relação completa abaixo.

Até as 15h, eram 510 pacientes com Covid-19 em leitos de UTI e outros 156 aguardando internação. A ocupação total é de 99,42%. Porto Alegre tem 863 pacientes para 882 leitos operacionais.

No sábado (27), a Capital esgotou, pela primeira vez, a capacidade de atendimento das UTIs. O número chegou a alcançar 102,67%. No domingo, o esgotamento se repetiu.

A taxa de ocupação de leitos UTI em geral em todo o Rio Grande do Sul é de 97,3%. São 2.696 pacientes em 2.762 leitos de UTI. Os dados foram atualizados pela Secretaria Estadual da Saúde nesta segunda.



A situação é tão grave que em alguns momentos, as equipes médicas precisam escolher pacientes para priorizar no atendimento.

"Com certeza isso vai contra os princípios e tudo aquilo que a gente jurou um dia, de tentar salvar vidas. Mas nessa situação em que todo mundo tá muito ruim a gente tem que avaliar basicamente os princípios de medicina de guerra, de catástrofe, a gente tem que priorizar os pacientes com mais chance de sobreviver. Então, nesse contexto entra pessoas mais jovens, com menos comorbidades. Uma vida não se sobrepõe a outra, mas infelizmente essas decisões tem que ser tomadas nisso, em quem tem mais chance de sobreviver", diz o médico nefrologista do Hospital Vila Nova, Cleuber Martins Filho.

Nas unidades de pronto atendimento da cidade a situação também é ruim. A UPA Moacyr Scliar está com atendimento 270% acima da capacidade. De sexta-feira (26) para esta segunda, a unidade encaminhou 52 pacientes para internação em hospital e recebeu outros 54.

"O trabalho segue nesse ritmo intenso com superlotação na nossa unidade, então mantemos bastante dificuldade para atendimento de todos os pacientes. Nesse momento tem 47 em observação na UPA, sendo que 42 desses ainda estão aguardando transferência para hospitais. São 12 pacientes que aguardam leito de UTI Covid", diz a gerente da UPA Moacyr Scliar, Jaqueline Cesar Rocha.

Unidade Bom Jesus está com 357% acima da capacidade. No postão da Vila Cruzeiro o dado é de 358% e na Lomba do Pinheiro, 255%. Atualmente 130 pessoas aguardam transferência para um hospital.

Em entrevista ao Jornal do Almoço, da RBS TV, o diretor de Atenção a Rede Hospitalar de Porto Alegre, João Marcelo Fonseca falou sobre a lotação das UTIs e o atendimento que é ofertado aos pacientes nas emergências.

"Quando um hospital está com as UTIs lotadas e os pacientes estão aguardando UTIs nas emergências, embora a emergência tenha gente treinada e acostumada a pacientes graves, não naquele volume e na longa permanência, então isso gera risco assistencial e fica muito difícil ofertar pra esses pacientes coisas como a hemodiálise, a ventilação prona, aquela em que o paciente fica com as costas viradas pra cima enquanto ventila. Nada disso fica adequadamente ofertado na emergência", diz.

Para quem precisa de atendimento na Capital, a orientação da prefeitura é procurar os postos de saúde.

"A prioridade é buscar atendimento nos postos de saúde pra sintomas leves. Pronto atendimentos da cidade também estão disponíveis pra essa procura. Para UTIs, [o paciente] vai entrar junto com todos os outros que estão aguardando nos setores de emergência e pronto atendimentos. Critérios vão ser utilizados pra priorizar quem mais precisa no momento. O sistema está sendo demandado muito além do que comporta".




 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE 34-3322-0887 E PARTICIPE

Visitas: 715353
Copyright (c) 2025 - interhits.com.br
Converse conosco pelo Whatsapp!