(34) 3322-0887

NO AR

interhits.com.br

interhits.com.br

Brasil

SC registra 16 mortes de pacientes com Covid à espera por leitos

Publicada em 02/03/21 às 14:47h - 86 visualizações

por interhits.com.br


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: interhits.com.br)

Entre o último dia 21 e esta segunda-feira (1°), o estado de Santa Catarina teve 16 mortes de pacientes infectados com Covid-19 que esperavam por leitos especializados para tratar a doença. A informação é do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SC) e da prefeitura de dois municípios. 

Só em Chapecó, nove pessoas perderam a vida neste período dentro de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), onde aguardavam transferência para hospitais. Em Itapema, uma técnica de enfermagem morreu na sexta-feira (26) à espera de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Já na cidade de Xanxerê, a prefeitura contabiliza seis vítimas que estavam internadas em um hospital esperando por vaga especializada.

A última morte foi a de um homem na noite de segunda-feira (1º). A vítima tinha 66 anos e estava internada desde a tarde na emergência do Hospital Regional São Paulo (HRSP), onde aguardava um leito de UTI. Ele tinha outras comorbidades e morreu por volta das 19h30.

Todos os pacientes foram atendidos por médicos e profissionais de saúde, mas esperavam transferência para leitos especializados para tratar a doença, segundo informou a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Também segundo o governo, na noite de segunda havia 228 solicitações de transferência de pacientes por parte das regionais de saúde. A taxa de ocupação de leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19 adulto é de 98,63% em Santa Catarina.

Procurada, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) não respondeu sobre o número de pessoas que já morreram em todo o estado esperando leitos para tratar a Covid-19. O estado informou ao G1 SC, no entanto, que nenhum paciente morreu sem atendimento médico ou assistência.

Em reunião com o governo estadual, na segunda, representantes do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, Federal e do Trabalho, Tribunal de Contas do Estado, da Defensoria Pública do Estado e da União cobraram medidas mais duras do Executivo para o enfrentamento da Covid-19 e ressaltaram a preocupação com a desassistência na saúde.

"O que nos preocupa é que de quarta-feira para ontem [segunda-feira], por exemplo, nós tivemos um acréscimo de 30 para 261 pacientes na fila de espera por vaga em UTI e quando isso ocorre com uma taxa de ocupação de praticamente 100% em todo estado, o problema não é mais apenas o combate a pandemia", disse procurador-geral de Justiça, Fernando da Silva Comin.

A SES informou nesta terça-feira (2) que deve transferir até 16 pacientes com Covid-19 para o Espírito Santo. Em comunicado, a pasta confirmou que o transporte será feito de Chapecó para uma unidade de saúde na região metropolitana de Vitória. Esta é a primeira vez desde o início da pandemia que Santa Catarina transfere pacientes com Covid-19 para outros estados.

Mortes durante espera de UTI

Os dados abaixo estão nos boletins das prefeituras divulgados do dia 21 de fevereiro até a noite de 1º de março. Os pacientes estavam recebendo atendimento hospitalar enquanto aguardavam a transferência para leitos de UTI ou enfermaria.




 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE 34-3322-0887 E PARTICIPE

Visitas: 713092
Copyright (c) 2025 - interhits.com.br
Converse conosco pelo Whatsapp!