(34) 3322-0887

NO AR

MANHÃ TOTAL

Com LUIS FERNANDO

Brasil

Vereador acusa a prefeita pelo colapso na UTI do HR:

Publicada em 14/03/21 às 12:55h - 558 visualizações

por interhits.com.br


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: interhits.com.br)

Poucas horas após a publicação de um novo decreto em Uberaba, com medidas mais flexíveis, o Hospital Regional chegou a ocupação total de leitos de UTI. O vereador Professor Wander, que também é presidente da Comissão de Saúde, veio à público nesta madrugada (14), responsabilizar a prefeita Elisa Araújo pelos índices alarmantes da Covid-19 em Uberaba. 

A reportagem acionou a assessoria de comunicação da prefeitura para verificar se a ocupação da UTI do Hospital Regional atingiu os 100%, porque até então, segundo o boletim deste sábado (13), os leitos públicos estavam 58% ocupados. A assessoria está verificando no momento, mas adiantou que os dados do boletim foram fechados no meio da tarde e que a ocupação aconteceu no meio da noite. Conforme informações apuradas pelo jornalista Wellington Cardoso, da coluna FALANDO SÉRIO, junto a um médico do hospital, a informação procede e já não há mais leitos de UTI. Os 40 leitos estão ocupados.

“Infelizmente, não há mais leitos de UTI no Hospital Regional. Na enfermaria, restaram 10. Há pacientes esperando por transferências nas UPAs. Quem deveria estar agora informando, falando a verdade, confortando, liderando e solucionando essa realidade, que não condiz com todo o Brasil e com o mundo??? A senhora pegou a cidade com menos de 30 pessoas internadas. Hoje, estamos com mais de 230 e ultrapassamos as 400 mortes. A responsabilidade é SOMENTE do povo???”, acusou o vereador Professor Wander. 

Professor Wander ainda reafirma a falta de articulações entre o Executivo com o Legislativo e aponta uma série de sugestões apresentadas pelos vereadores que foram contestadas pela prefeitura, segundo ele, praticamente todas.  

“As sugestões apresentadas pelo Legislativo foram negadas pelo Executivo: alterações em UPAs, em Decretos contraditórios, ampliação de UBSs, compra de testes rápidos para diagnósticos, campanhas de conscientização em massa, utilização de Hospital de Campanha, fiscalizações severas em eventos e alterações no transporte coletivo, e, por muito pouco, não ficamos de fora do Consórcio que pretende comprar vacinas diretamente com fabricantes”, afirmou. 

Ainda conforme Wander, a responsabilidade pelo colapso da cidade não pode ser entregue nas mãos da população, que não se conscientiza, pois, enquanto chefe do Executivo, essas pessoas também são de responsabilidade da Elisa. “A caneta da cidade está nas suas mãos. Além de não ter acatado as nossas sugestões, você manteve uma secretária interina por quase um mês em plena pandemia. Os médicos do Comitê Técnico-Científico abandonaram seu barco. Nenhum vereador consegue defender a senhora. Mas pouco importa isso agora. A defesa tem que ser pela população!”. 

O vereador ainda completa que está recebendo denúncias relacionadas à aplicação de vacinas e à ausência de dados transparentes no que diz respeito aos valores recebidos e gastos para o combate à pandemia, além da divulgação dos números dos próprios boletins do Executivo, que sequer mostram casos notificados, seja pela falta de exames ou por terem se "perdido". “Eu me reuni com vereadores, dialoguei, estive com a senhora... Infelizmente, nós adotaremos as medidas cabíveis e até drásticas diante de toda essa situação, que está potencializando o sofrimento de milhares de pessoas diante de uma pandemia”. 

Ontem, o presidente da Câmara, Ismar Marão, também pontuou críticas à prefeita Elisa e apontou a falta de critérios técnicos nas decisões municipais. “Prefeita Elisa Araújo, Uberaba precisa que a senhora siga as orientações do COMITÊ TÉCNICO CIENTÍFICO DE ENFRENTAMENTO À COVID 19. Sabemos que alguns itens do Decreto em vigor podem e devem ser ajustados de acordo com o que foi avaliado e preconizado pelo Comitê. Segundo o Secretário de Saúde, Sétimo Boscolo, o município vem abrindo novos leitos e contratando profissionais, ainda são necessários insumos e medicamentos. Mas é essencial um enfrentamento coerente através de uma parceria entre Poder Público e população, caso contrário nenhuma medida surtirá o efeito necessário. As restrições têm gerado transtornos, mas o objetivo é salvar vidas, e para isso é fundamental a colaboração de todos. De acordo com a Matemática da UFTM e coordenadora do Observatório Covid-19, Michelli Maldonado, Uberaba perdeu 39 vidas somente nos primeiros 12 dias do mês de março, o que representa a morte 3,3 mães, pais, filhos, avós, tios, amigos, esposas e maridos por dia. Além disso, 40% das notificações da doença e 38% de todos os óbitos no município foram registrados em 2021! São histórias e sonhos que estão chegando ao fim, prefeita! Por isso, repito, é fundamental que a senhora ouça a orientação do Comitê Técnico Científico para tomar as decisões realmente necessárias para sairmos dessa crise sem continuar perdendo nossas famílias e amigos!”




 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE 34-3322-0887 E PARTICIPE

Visitas: 711572
Copyright (c) 2025 - interhits.com.br
Converse conosco pelo Whatsapp!