O fim de semana em Santa Catarina teve registro de descumprimento ao decreto estadual de medidas para evitar o contágio da Covid-19. As polícias Militar e Civil, e também prefeituras fecharam bares e multaram estabelecimentos em várias regiões do estado. Os flagrantes contrastam com as medidas de isolamento para controle da pandemia, já que o estado está com todas as 16 regiões em risco gravíssimo para a doença.
As ocorrências foram registradas entre sexta-feira (16) e domingo (18). Os fiscais flagraram show em lanchas, festas em praia, torneio de laço e até mesmo um evento do curso de medicina de uma universidade catarinense (veja os flagrantes abaixo).
Clientes e estabelecimentos infringiram diversas regras do decreto vigente que busca frear a contaminação pelo vírus. Entre as regras está a proibição de aglomerações, eventos sociais e multa para quem não usar máscara.
Em Florianópolis, uma banda que tocava em um bar avisou os clientes que a fiscalização estava chegando na noite de sexta-feira. O público correu para pôr máscara e sentar, mas imagens do desrespeito às regras foram divulgadas nas redes e o local foi interditado.
Durante o fim de semana, cinco estabelecimentos foram interditados, três multados e 13 intimados por descumprirem medidas restritivas de controle à pandemia. As multas foram no valor de R$ 2,5, mil a R$ 15 mil. Entre os locais fechados estão bares, restaurantes e um local que promovia um evento de moda.