O secretário do Agronegócio, José Geraldo Borges Celani, participou de visita, nesta terça-feira (20), à empresa Genética e Biotecnologia Animal (Geneal) com sede em Uberaba. Ela é considerada o laboratório mais completo da América Latina em se tratando de exames de DNA, fertilização in vitro (FIV) e Beta-caseína.
Também participaram da visita, o secretário de Agricultura de Campo Florido, Alex Queiroz, o chefe de agricultura de Campo Florido Luiz Ricardo,o presidente do Sindicato Rural daquele município, o veterinário Márcio Guapo e o diretor de Produção Agropecuária da Secretaria do Agronegócio de Uberaba, Raoni Terra. Na oportunidade, eles puderam conhecer detalhadamente os trabalhos com genética animal da empresa, inclusive, as fazendas para quarentena e reprodução de clones, tanto bovino como equino e mesmo pet.
*O secretário Alex Queiroz disse que a pasta da Agricultura em Campo Florido foi reativada no começo deste ano. “A ideia é trabalhar parcerias e buscar introduzir as novas tecnologias no município, inclusive, as da genética animal. Ele também frisou que pretende, através de intercâmbio com o secretário Celani e equipe, levar os projetos bem-sucedidos em Uberaba para Campo Florido.*
José Geraldo colocou-se à disposição do colega do município vizinho para debater e orientar sobre os programas e projetos desenvolvidos pela Secretaria do Agronegócio. Sobre a Geneal disse que poucos uberabenses conhecem o potencial da empresa, com expressivo trabalho no mercado de embriões, DNA e banco genético, seja para o comércio interno e internacional.