Subindo: os números alarmantes da Covid-19 em Uberaba não param de aumentar. Após registrar 233 mortes apenas no mês de abril, a cidade já abre maio com mais sete mortes, conforme boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no final desta tarde (01).
O número de mortes em abril quase supera todo o montante de óbitos de 2020. No dia 31 de dezembro do último ano, . Só em abril foram 233 mortes e 4.826 novos casos positivos.
Ainda segundo o boletim deste sábado, há outras duas mortes sendo investigadas, o que quer dizer que o número de vidas perdidas para a pandemia pode ser ainda maior. Ao todo, desde o início até hoje, foram 774 vidas interrompidas, apenas este ano foram 534.
Conforme a Saúde, atualmente a ocupação hospitalar é a seguinte: dos 103 leitos de UTI adulto Covid, 96 estão preenchidos e dos 205 de enfermaria, 156 estão ocupados.
Vale lembrar que as medidas de enfrentamento foram prorrogadas, ao invés de serem endurecidas, a única mudança foi em sentido de flexibilização, . Decisão da gestão municipal .
Além dos 156 leitos de enfermaria adulto Covid, há cinco leitos de enfermaria específicos, sendo dois casos de ginecologia/obstetrícia no Hospital de Clínicas da UFTM (um suspeito e um confirmado), um caso confirmado na psiquiatria no Sistema Integrado de Saúde Maria Modesto Cravo e dois suspeitos na pediatria no Hospital da Criança.
As vítimas mais recentes são:
• Homem, 75 anos, hospital particular, internação de nove dias;
• Mulher, 91 anos, hospital particular, internação de três dias;
• Homem, 47 anos, hospital particular, internação de 16 dias;
• Mulher, 58 anos, hospital público, internação de três dias;
• Homem, 55 anos, hospital particular, internação de seis dias;
• Homem, 49 anos, hospital particular, internação de 11 dias;
• Mulher, 63 anos, hospital particular, internação de 18 dias;