Vídeo que circula nas redes sociais na manhã desta segunda-feira (21) mostrando a situação de ocupação de leitos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro São Benedito, em Uberaba, ainda repercute. A denunciante, que preferiu permanecer no anonimato, mostra que diversas macas estavam espalhadas pelo corredor da unidade, atendendo a pacientes.
Diante do flagra, o Jornal da Manhã procurou a Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu) para esclarecer a situação. Segundo a fundação, até a manhã desta segunda-feira, pelo menos 43 pacientes estavam internados na ala verde da unidade.
Destes, 20 pacientes foram inseridos no SisReg e cinco foram aprovados para leitos no Hospital de Clínicas da UFTM, enquanto os outros 15 aguardavam parecer do sistema até a publicação desta matéria. Já os demais pacientes esperam para a realização de exames, como ultrassonografia e tomografia, ou aguardam resultado de exames já realizados para passarem por reavaliação médica.
O Sistema de Regulação também foi questionado, por meio da Prefeitura de Uberaba, e a Diretoria de Regulação informou que os pacientes aguardam a liberação de leitos pelo Hospital de Clínicas da UFTM. A assessoria da prefeitura afirma que o Governo Municipal se esforça para atender da melhor forma os pacientes, no menor tempo possível.
A assessoria de comunicação do Hospital de Clínicas também foi procurada pela reportagem, a fim de esclarecer o que impede a transferência dos pacientes. Também foi questionado como está a situação de leitos no HC atualmente, porém, até o fechamento desta matéria, não houve retorno. O espaço permanece aberto para manifestação.