O comitê estadual de enfrentamento à Covid-19 aprovou o retorno das atividades escolares para cidades que estiverem na onda vermelha do Minas Consciente. Em nota, o Governo de Minas justifica que a decisão foi tomada após uma análise criteriosa dos dados relacionados à pandemia. Com isso, as escolas estaduais nos municípios do Triângulo Sul também podem ser retomadas a partir de agora.
Segundo informações apresentadas nesta quinta-feira (1), a incidência da covid-19 em Minas Gerais reduziu 22% nos últimos 14 dias e 9% na última semana. Já o número de solicitações de internações diminuiu 22,64%.
Desta forma, a partir de agora a volta às aulas presencial será proibida apenas na onda roxa e nas macrorregiões na onda vermelha que se enquadram na classificação de Cenário Epidemiológico e Assistencial Desfavorável.
O comitê também fez uma nova análise da situação da pandemia no Estado. Conforme a última deliberação, nenhuma região foi colocada na onda roxa.
Já 12 regiões foram mantidas na fase vermelha. São elas: Centro, Centro-Sul, Jequitinhonha, Leste, Leste do Sul, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste, Sul, Triângulo Norte, Triângulo Sul. Dessas, somente a Leste do Sul está na categoria Cenário Epidemiológico e Assistencial Desfavorável, assim não liberada para o retorno das aulas presenciais. Já Sudeste e Vale do Aço deverão permanecer na onda amarela.
A secretária de Estado de Educação, Julia Sant´Anna, que também participou da reunião do comitê, destacou que a rede estadual de ensino está bem formada e preparada para o retorno das atividades.
“Os dados que temos atualmente nos dão segurança para essa volta. Vamos intensificar ainda mais os cuidados levando em conta esse possível aumento de alunos nas salas. No sistema estadual, nas últimas duas semanas, desde que iniciamos uma volta gradual, os resultados são satisfatórios. Somente nos primeiros sete dias contabilizamos 81 unidades escolares e cinco mil estudantes. E foram poucos os incidentes relacionados à doença, mas todos acompanhados de perto e todo apoio foi dado”, enfatizou.