Receita Federal em Minas Gerais realizou apreensão de milhares de pares de tênis falsificados que seriam despachados por meio dos Correios. A ação foi desencadeada pela Divisão de Repressão nos dias 21, 22 e 25 deste mês, mas só foi divulgada na sexta-feira (29).
As remessas das mercadorias foram flagradas nos centros de distribuição dos Correios em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte.
Foram vistoriadas mais de 30 mil remessas e apreendidos aproximadamente 20 mil pares de tênis de diversas marcas estrangeiras em situação irregular, desacompanhados de nota fiscal de venda. O valor total das apreensões ultrapassa a quantia de R$1 milhão.
As mercadorias foram despachadas em sua maioria do município de Nova Serrana, para destinatários de todo o país, a partir de vendas realizadas em marketplaces.
Essas apreensões ajudam a combater o comércio ilegal de mercadorias, a concorrência desleal e a pirataria. A maioria dos produtos importados clandestinamente traz sérios prejuízos à saúde pública e à segurança.
Além disso, a introdução clandestina de produtos falsificados, pirateados e que não recolhem os impostos devidos provoca concorrência desleal com importadores idôneos e os produtos fabricados no país, o que acarreta prejuízos à indústria nacional com consequente aumento do desemprego, fenômeno que os especialistas chamam de importação de desemprego.