Em reunião virtual da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande) nesta terça-feira (23), a maioria das prefeituras da região se posicionaram por não realizar Carnaval em 2022. Uberaba ainda não deliberou sobre o assunto.
Com 12 cidades representadas, o encontro abordou a situação dos municípios em relação ao controle da pandemia da Covid-19. Os participantes também discutiram o receio de uma nova onda no Brasil, assim como já se observa em alguns países da Europa.
Ao final da conversa, os gestores de Conceição das Alagoas, Veríssimo, Água Comprida, Sacramento, Planura, Conquista e Campo Florido, Itapagipe, Delta e Pirajuba já se manifestaram expressamente por não realizar o Carnaval no ano que vem. Uberaba, entretanto, não aderiu ao posicionamento regional. A prefeitura local manifestou na reunião que decidirá posteriormente se realizará ou não programação carnavalesca.
Embora as demais cidades da região tenham adiantado a posição sobre a folia do ano que vem, ainda é possível que ocorram mudanças. De acordo com o presidente da Amvale, Wesley De Santi de Melo, o Carnaval 2022 voltará a ser discutido mais detalhadamente em dezembro para uma deliberação final sobre o tema.
?Este foi um ano muito complicado para todos os municípios, em relação ao combate ao coronavírus. A princípio não haverá carnaval na região. Este assunto será tratado em reunião presencial, a ser realizada agora no começo de dezembro, para que os prefeitos e as prefeitas definam de vez o posicionamento a ser tomado?, finaliza.