Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aponta pelo menos 40 surtos de Covid-19 em empresas de Uberaba somente em janeiro. De acordo com a chefe da Seção de Vigilância de Agravos, Isabela Lacerda Rodrigues da Cunha, estes foram os casos que chegaram à SMS por denúncia ou notificação espontânea, ou seja, os que foram devidamente registrados e acompanhados pela Seção.
Em entrevista à Rádio JM, Isabela esclareceu que são considerados surtos os casos onde há mais de três diagnósticos positivos entre o corpo administrativo e de funcionários. Com os resultados dos testes em mãos, a empresa deve notificar a Vigilância Sanitária por meio do e-mail empresainformacovid@uberaba.mg.gov.br, no prazo de 24 horas, sob pena de interdição.
Além disso, a firma deve apresentar um plano de contingência próprio para barrar possíveis novas infecções.
Do dia 1º de janeiro até quarta-feira (19), foram cerca de 40 casos notificados pela SMS, entre empresas particulares e instituições públicas, conforme revelou a chefe da Seção de Vigilância. Das empresas registradas, algumas chegaram a ter as portas fechadas pelo alto nível de contaminação.
“Esses 40 surtos foram notificados também por e-mail. [Relatos] Por denúncia foram uma minoria. As denúncias são as [empresas] que estão sendo fechadas, porque não nos comunicaram. Mas, geralmente, a própria empresa notifica e pede orientação. Quando não há novos casos em 48h, o surto se encerra. A gente pede para monitorar contactantes, passar o plano de contingência…”, explica Isabela.
Para retornar às atividades, a empresa deve apresentar documentos que comprovem a sanitização total do ambiente de trabalho e o cumprimento integral dos protocolos de contenção ao vírus, como os padrões de distanciamento e disponibilização de álcool em gel. O prazo para desinterdição é de cerca de 24 horas após a análise dos comprovantes.
Este número de surtos acompanha a escalada exponencial de casos ativos de Covid-19 em Uberaba. No mesmo período de análise, foram 11.837 novos resultados positivos, com a taxa de transmissão ultrapassando 2,25.