O empresário Luiz Antônio Costa, das Botinas Zebu, foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (28), possivelmente vítima de infarto. Luiz Botina vivia isolado em sua fazenda, conhecida como Santuário Ecológico, há muitos anos. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento. Ele deixa cinco irmãos.
Entre seus feitos, Luiz Botina chegou a escrever um livro sobre a própria trajetória, intitulado “De bóia-fria a empresário internacional”, onde contou o segredo do seu sucesso à frente das Botinas Zebu: a durabilidade do material. Em entrevistas concedidas inclusive a nível nacional e internacional, Botina sempre frisava que enquanto seus concorrentes se preocupavam em vender mais barato, ele estava atento em fazer o calçado durar mais tempo.
Tendo Angélica como garota-propaganda, as Botinas Zebu se tornaram um marco em Uberaba. A fábrica chegou a produzir 16 mil pares por dia, com 1.300 funcionários e dois galpões, com equipe que trabalhava em três turnos. O crescimento não passou despercebido e o empresário começou a produzir botinas nos Estados Unidos. Ele, inclusive, tinha dupla cidadania — brasileira e americana.
Mas nem tudo foram flores durante a vida de Luiz Botina. O empresário chegou a ser
por sonegação fiscal. Além disso, ele respondia a processo de execução de dívida do proprietário com a União, movido pela Fazenda Nacional desde 1998, que . Para evitar a perda do patrimônio, Luiz Botina realizou o parcelamento das dívidas não previdenciárias, o que levou ao cancelamento do leilão. Em 2019, quando isso aconteceu, a propriedade era avaliada em R$ 31 milhões e a dívida de R$ 7,7 milhões.O Santuário Ecológico, também conhecido como Fazenda Barreiro, estava entre os bens de maior valor levados a leilão. Localizada no município de Água Comprida, a propriedade tem área total de 861 hectares, 40 ares e 45 centiares. A propriedade, que possui diversas edificações, abriga vários animais, entre girafa, araras, lhamas, antílopes e zebra, que vieram da África, Tchecoslováquia e do Peru. A reserva foi idealizada há mais de 30 anos por Luiz Antônio Costa, atraindo turistas e visitantes para passeios ecológicos guiados.