A Operação "Kavod" teve sua 2ª fase deflagrada nesta terça-feira (8) em Uberaba e Uberlândia. Nesta nova etapa da operação, foram cumpridos sete mandados de prisão temporária e 17 mandados judiciais de busca e apreensão em Uberaba, Uberlândia, Monte Santo de Minas, Extrema e nos municípios paulistas de Reginópolis, Itapevi e Praia Grande.
A 2ª fase da operação tem o objetivo de identificar membros da organização criminosa que teriam atacado um policial penal em Uberlândia, no bairro Dom Almir, zona leste da cidade, em novembro de 2021.
“Com base em novos elementos, as investigações amadureceram com a identificação de dois suspeitos radicados em São Paulo, os quais seriam os responsáveis pelo setor da facção que realiza os ataques contra policiais, além de outros integrantes radicados no Triângulo Mineiro e no Sul de Minas, os quais mantinham uma estrutura de comunicação para decisão das ações delituosas. Em virtude das duas fases da operação Kavod, já foram identificados e presos preventivamente 16 integrantes da organização criminosa e outros seis continuam foragidos. Após as prisões realizadas hoje, o inquérito policial deverá ser concluído em trinta dias”, explica o Gaeco.
A ação é fruto de investigação conjunta conduzida pelas Polícias Civil (9º Departamento) e Militar de Minas Gerais, pela 18ª Promotoria de Justiça e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Uberlândia. Sua 1ª fase foi deflagrada em novembro de 2021, em conjunto à operação Disciplina da Lei, quando foram desencadeadas diligências para cumprimento de 42 mandados de prisão e 35 mandados de busca e apreensão.