Termina nesta quarta-feira (4) o prazo para solicitação de primeira via, alteração e regularização de títulos de eleitor cancelados. Com o fim do prazo, o movimento nos cartórios eleitorais aumentou nesta semana e ontem até filas foram registradas do lado externo à espera de atendimento.
Após o fechamento do cadastro eleitoral hoje, a emissão do título e alterações no documento só voltam a estar disponíveis no dia 8 de novembro, ou seja, depois das eleições de 2022. Portanto, não poderá votar este ano quem não solicitar agora a primeira via do título ou a regularização de título cancelado.
Para evitar as filas nos cartórios eleitorais e centrais de atendimento ao eleitor na reta final do cadastro, a Justiça Eleitoral continua oferecendo atendimento on-line para a emissão, atualização ou regularização do título.
O procedimento pode ser feito pelo sistema Título Net, no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ou pelo aplicativo E-Título, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos.
Para dar início ao processo, são solicitadas fotos segurando um documento de identificação, de frente e verso do documento e comprovante de residência. No caso de homens maiores de 19 anos, é solicitado também o certificado de quitação do serviço militar. O requerimento é enviado de forma online.
Sem impedimento. Quem não votou na última eleição municipal em 2020 e nem justificou a ausência está apto a votar no pleito deste ano, pois, devido à crise sanitária causada pela Covid-19, o TSE suspendeu a multa para os que não compareceram e nem justificaram na eleição de 2020.