A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) voltou a recomendar o uso de máscara dentro da instituição nesta terça-feira (31). A medida pede que alunos, professores e servidores voltem a utilizar o item de proteção após o Comitê Especial de Acompanhamento (CEA) da instituição identificar aumento nos casos de Covid-19 no campus em Uberaba e também em Iturama.
No entanto, a instituição afirma que o aumento dos casos já era aguardado com a chegada do período frio e tempo seco. Além da Covid-19, foi identificado o aumento de outras doenças respiratórias. “Esse aumento era esperado, em parte, pelo período do ano com o frio e o tempo seco que acarretam aumento em todas as doenças respiratórias e a Covid-19 não é uma exceção”, afirma.
Portanto, o Comitê recomenda que toda a comunidade utilize máscaras em todos os ambientes fechados da universidade, entre eles: salas de aula, biblioteca, laboratórios e espaços administrativos. Também é recomendado que outras medidas, como a aplicação de álcool 70% nas mãos, seguem recomendadas para a proteção de todos.
“O vírus segue circulando e a adoção destas práticas diminui as chances de contágio e colaboram com a nossa saúde e a continuidade das atividades presenciais. Em caso de sintomas gripais ou contato com alguém diagnosticado com Covid-19, informe ao brigadista sanitário da sua unidade (coordenações de curso ou departamento, chefias imediatas) para orientações sobre como proceder”, explica o comitê.