Deflagrada, nesta quarta-feira (6), a 1ª fase da Operação Praga, que visa desarticular organização criminosa especializada em roubo e furto de tratores e implementos agrícolas. Até o momento, já foram cumpridos 14 mandados de prisão, sendo 12 no Triângulo Mineiro.
De acordo com as informações da operação, a organização criminosa, intitulada “Orcrim”, praticou vinte e quatro delitos, causando prejuízo de, pelo menos, cinco milhões de reais. Somente no estado de Minas Gerais, foram praticados crimes na zona rural de Uberaba, Uberlândia, Araguari, Patrocínio, Coromandel, Nova Ponte, Indianópolis, Ibiá, Conceição das Alagoas, Tupaciguara, Perdizes, Pedrinópolis e Sacramento.
São cumpridos 16 mandados de prisão temporária e 32 de busca e apreensão, em três estados. Em Minas Gerais, são 12 mandados de prisão e 11 de busca e apreensão, nas cidades de Uberlândia, Centralina e Rio Paranaíba. Em Goiás são quatro mandados de prisão e 20 de busca e apreensão em Bom Jesus de Goiás, Santa Helena, Santo Antônio da Barra e Goiatuba. No estado de São Paulo são dois mandados de busca e apreensão no município de Guaíra.
As investigações estão sendo conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), de Patos de Minas. A operação conta com a participação do Ministério Público de Minas Gerais, Gaeco Regional de Patos de Minas e Gaeco Regional de Uberlândia, Ministério Público do Estado de Goiás, Ministério Público do Estado de São Paulo, Polícia Militar de Minas Gerais, Polícia Civil de Minas Gerais e Polícia Penal de Minas Gerais.