Aberta, nesta sexta-feira (23), pela Receita Federal a consulta ao quinto e último lote do Imposto de Renda 2022. Entre março e setembro deste ano, 3.655.385 mineiros enviaram declarações, o que representa 10% do volume nacional. Desse número, cerca de 88.007 declarações foram retidas, o que representa 2,4% dos contribuintes em Minas Gerais.
Ainda, foram constatadas 70.935 declarações com Imposto a Restituir (IAR), número que representa 80,6% do total de pessoas na malha fina. Cerca de 15.189 declarações, ou 17,3% do total em malha, constam como Imposto a Pagar (IAP) e 1.883 estão com saldo zerado, representando 2,1% do total em malha.
O contribuinte consegue conferir se a restituição está disponível pela página da Receita na internet. Após chegar à página inicial, ele deve clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". Além da restituição, o portal apresenta também orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
Caso identifique alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la e corrigir as informações que estiverem erradas. A Receita também disponibiliza aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultas diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
A restituição pode ser paga na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX. Caso o crédito não seja realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.
*Com informações do jornal O Tempo