Após polêmica em nível nacional esta semana devido à exibição de armas em programação do Dia das Crianças, o ex-delegado Glorivan Bernardes foi exonerado ontem à noite do comando da Secretaria de Defesa Social. O desligamento foi oficializado na última edição do Porta-Voz, seguida da nomeação de Alexandre Marcelo Costa de Oliveira para assumir a pasta interinamente.
Acionada pela reportagem do Jornal da Manhã, a assessoria de imprensa da Prefeitura confirmou que a reação ao caso ocorrido no evento do Dia das Crianças pesou na mudança na secretaria.
Em nota, a assessoria posicionou que o desenrolar dos acontecimentos referentes à programação infantil no feriado levou Glorivan a colocar o cargo à disposição da prefeita Elisa Araújo (Soliedariedade) e a chefe do Executivo aceitou a decisão.
A reportagem também procurou o secretário para se manifestar sobre a saída do governo, mas ele disse apenas que fez um voto de silêncio e preferiu não comentar o assunto no momento.
A exoneração de Glorivan Bernardes do comando da Secretaria de Defesa Social ocorre após indisposição entre o governo e as forças de segurança devido à polêmica referente à exposição de armas na programação do Dia das Crianças em Uberaba.
Um dia depois do evento, o secretário fez um pronunciamento e defendeu que a prefeita deu a diretriz para que não houvesse exibição de armas de fogo na festa e a orientação não foi acatada por parte das instituições presentes na programação, argumentando que as corporações agora deveriam responder aos questionamentos sobre a situação. Na ocasião, o então secretário ignorou perguntas da imprensa e se retirou do anfiteatro do Centro Administrativo.
Horas depois as forças de segurança emitiram nota na noite de quinta-feira (13) e contestaram ter recebido qualquer recomendação ou determinação por parte da Prefeitura relacionada à proibição de expor armas ou outros equipamentos no evento ‘Tempo de Brincar’.
Substituto – Nomeado como titular interino da Defesa Social, Alexandre Marcelo Costa de Oliveira já fazia parte do governo. Ele acumulará o comando da pasta com a função de secretário executivo do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comseg) até que um nome definitivo seja escolhido para a Defesa Social.